SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3CONSIDERATIONS ABOUT AFFECTIONS AND VIOLENCE IN SCHOOLS: DIALOGUES WITH TEACHERSDISTANCE EDUCATION IN BRAZIL: PUBLIC POLICY AND ACCESS TO HIGHER EDUCATION' DEMOCRATIZATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

CARDOSO, Lívia de Rezende  and  PARAISO, Marlucy Alves. DISPOSITIVO DA EXPERIMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DO SUJEITO HOMO EXPERIMENTALIS EM UM CURRÍCULO DE CIÊNCIAS. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.299-320. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/1982-6621121155.

Em noticiários, cinemas, desenhos, sites de relacionamentos, editais de financiamento, podemos encontrar a experimentação científica sendo discursivamente construída. Neste artigo, ela é analisada como um dispositivo que, em dado momento histórico, respondeu à urgência de se definir o que conta como ciência moderna ou não; o que é possível de ser comprovado teórico-experimentalmente. Além disso, esse dispositivo produziu um sujeito específico da ciência, que ganha certos contornos nas aulas de ciências. Argumentamos, aqui, que no discurso do ensino por experimentação aciona-se um conjunto de práticas e de técnicas para fazer aprender diferente e, assim, produzir o Homo experimentalis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em aulas de ciências de uma escola pública de Belo Horizonte durante um ano. Usando ferramentas conceituais foucaultianas, pudemos encontrar demandas ao sujeito desse dispositivo: aquele que duvida, que precisa observar, registrar, testar, teorizar, desqualificar e criticar para alcançar uma autoridade por meio do método científico.

Keywords : Ciências; Experimentação; Dispositivo..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )