SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3CONSIDERAÇÕES SOBRE AFETOS E VIOLÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR: CONVERSAÇÕES COM PROFESSORESEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL: POLÍTICAS PÚBLICAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

CARDOSO, Lívia de Rezende  e  PARAISO, Marlucy Alves. DISPOSITIVO DA EXPERIMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DO SUJEITO HOMO EXPERIMENTALIS EM UM CURRÍCULO DE CIÊNCIAS. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.299-320. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/1982-6621121155.

Em noticiários, cinemas, desenhos, sites de relacionamentos, editais de financiamento, podemos encontrar a experimentação científica sendo discursivamente construída. Neste artigo, ela é analisada como um dispositivo que, em dado momento histórico, respondeu à urgência de se definir o que conta como ciência moderna ou não; o que é possível de ser comprovado teórico-experimentalmente. Além disso, esse dispositivo produziu um sujeito específico da ciência, que ganha certos contornos nas aulas de ciências. Argumentamos, aqui, que no discurso do ensino por experimentação aciona-se um conjunto de práticas e de técnicas para fazer aprender diferente e, assim, produzir o Homo experimentalis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em aulas de ciências de uma escola pública de Belo Horizonte durante um ano. Usando ferramentas conceituais foucaultianas, pudemos encontrar demandas ao sujeito desse dispositivo: aquele que duvida, que precisa observar, registrar, testar, teorizar, desqualificar e criticar para alcançar uma autoridade por meio do método científico.

Palavras-chave : Ciências; Experimentação; Dispositivo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )