SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3EXPERIMENTATION DISPOSITIVE AND HOMO EXPERIMENTALIS SUBJECT'S PRODUCTION IN SCIENCE'S CURRICULUMLITERACY AND ITS RELATION WITH COMPUTER USE: THE DIGITAL SUPPORT AS ANOTHER INSTRUMENT TO TEACH AND LEARN HOW TO WRITE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

ARRUDA, Eucidio Pimenta  and  ARRUDA, Durcelina Ereni Pimenta. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL: POLÍTICAS PÚBLICAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.321-338. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698117010.

O presente trabalho tem como objetivo analisar a ampliação da Educação à Distância (EaD) nos diferentes contextos das políticas públicas educacionais brasileiras. O artigo promove uma discussão e análise do histórico de políticas públicas de fomento à Educação à Distância (EaD) e de suas implicações para a democratização da educação no Ensino Superior no Brasil. O crescimento exponencial do número de matriculados na EaD justifica a necessidade de se discutir o caráter democrático do acesso, em contraposição a um discurso que prima pelo atendimento quantitativo do Estado quanto à formação da população brasileira em nível superior. Como resultados, as análises realizadas revelaram uma ampliação da oferta de cursos à distância e um movimento de promoção de políticas públicas "emergenciais" em EaD.

Keywords : Políticas públicas em educação à distância; Sistema Universidade Aberta do Brasil; Direito à educação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )