SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3DISTANCE EDUCATION IN BRAZIL: PUBLIC POLICY AND ACCESS TO HIGHER EDUCATION' DEMOCRATIZATIONELECTRONIC CONDUCTION OF CONDUCTS: EDUCATION AS PRACTICE'S DISSEMINATION STRATEGY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

GLORIA, Julianna Silva  and  FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. A ALFABETIZAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O USO DO COMPUTADOR: O SUPORTE DIGITAL COMO MAIS UM INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.339-358. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698127905.

Neste artigo apresentamos dados de pesquisa desenvolvida no programa de Pós-Graduação da FAE/UFMG em que tratamos sobre as implicações de se introduzir o computador como suporte de escrita na fase de alfabetização. Entre as referências estão os estudos sobre os letramentos, como aqueles produzidos por Magda Soares e Brian Street, e sobre a história da leitura e do livro e a história da cultura escrita. Na metodologia adotamos os princípios da pesquisa qualitativa, com proposta de intervenção colaborativa, com a proposição de acompanhar crianças de 6 anos em laboratório de informática de escola pública em Belo Horizonte, Minas Gerais, durante o ano de 2009, em várias situações de atividades de escritura e leitura na tela do computador, tanto na utilização de programas, atividades, jogos, como em atividades com gêneros da esfera digital.

Keywords : Letramento digital; Alfabetização; Cultura digital; Suportes e instrumentos de escrita..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )