SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3ELECTRONIC CONDUCTION OF CONDUCTS: EDUCATION AS PRACTICE'S DISSEMINATION STRATEGY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SOUZA, Luani de Liz; TEIXEIRA, Lisley Canola Treis  and  CARMINATI, Celso João. UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.379-406. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698136515.

O objeto central deste texto é a análise de parte das discussões sobre o Programa Um Computador por Aluno, denominado PROUCA, que faz parte das políticas públicas educacionais no Brasil. O artigo é um estudo específico da pesquisa realizada no Projeto Aulas Conectadas? "Mudanças curriculares e aprendizagem colaborativa entre as escolas do projeto UCA em Santa Catarina" (2012 a 2013). Os fundamentos teóricos que se tecem com a empiria se vinculam à noção de cultura material escolar, à cultura escolar e à modernidade. Entre a observação participante e o cruzamento com as fontes documentais, buscou-se compreender as relações entre a materialidade digital, o laptop - UCA, com alguns elementos da política educacional suscitados pelo propósito de inovação escolar a partir deste "novo" objeto de ensino na prática escolar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Keywords : Educação; Materialidade digital na escola; PROUCA - política educacional..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )