SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3A CONDUÇÃO ELETRÔNICA DAS CONDUTAS: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SOUZA, Luani de Liz; TEIXEIRA, Lisley Canola Treis  y  CARMINATI, Celso João. UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.379-406. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698136515.

O objeto central deste texto é a análise de parte das discussões sobre o Programa Um Computador por Aluno, denominado PROUCA, que faz parte das políticas públicas educacionais no Brasil. O artigo é um estudo específico da pesquisa realizada no Projeto Aulas Conectadas? "Mudanças curriculares e aprendizagem colaborativa entre as escolas do projeto UCA em Santa Catarina" (2012 a 2013). Os fundamentos teóricos que se tecem com a empiria se vinculam à noção de cultura material escolar, à cultura escolar e à modernidade. Entre a observação participante e o cruzamento com as fontes documentais, buscou-se compreender as relações entre a materialidade digital, o laptop - UCA, com alguns elementos da política educacional suscitados pelo propósito de inovação escolar a partir deste "novo" objeto de ensino na prática escolar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Palabras clave : Educação; Materialidade digital na escola; PROUCA - política educacional..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )