SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue4THE "NEW" INTEGRAL EDUCATION PROGRAM'S EDUCATORS: CULTURAL AGENT'S EDUCATIONAL PRACTICES ANALYSISINTERSECTIONALITY AND VULNERABILITY IN THE FULL-TIME EDUCATION CONTEXT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

LEITE, Lúcia Helena Alvarez  and  RAMALHO, Bárbara. JOVENS-ADOLESCENTES EGRESSOS DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL: A CONSTRUÇÃO DE ATITUDES E VALORES. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.4, pp.63-80. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698151339.

Na discussão plural a respeito da juventude, alguns consensos podem ser observados, como a existência de uma relação tensionada entre esse grupo social e a instituição escolar. No presente trabalho, serão discutidas as mudanças percebidas por um grupo de sujeitos, com idades entre 15 e 18 anos, em suas ações e em seus valores, a partir da sua participação em um programa de educação integral e(m) tempo integral - Programa Escola Integrada (PEI) - do munícipio de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Os dados apontam que a participação nas atividades, na visão desses sujeitos, promoveram mudanças significativas em suas atitudes e valores, com desdobramentos em aspectos diversos de suas vidas, como a socialização, o mundo do trabalho e suas vivências escolares.

Keywords : Educação Integral; Jovens-adolescentes; Programa Escola Integrada; Experiência..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )