SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número4OS "NOVOS" EDUCADORES DOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS AGENTES CULTURAISINTERSETORIALIDADE E VULNERABILIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

LEITE, Lúcia Helena Alvarez  e  RAMALHO, Bárbara. JOVENS-ADOLESCENTES EGRESSOS DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL: A CONSTRUÇÃO DE ATITUDES E VALORES. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.4, pp.63-80. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698151339.

Na discussão plural a respeito da juventude, alguns consensos podem ser observados, como a existência de uma relação tensionada entre esse grupo social e a instituição escolar. No presente trabalho, serão discutidas as mudanças percebidas por um grupo de sujeitos, com idades entre 15 e 18 anos, em suas ações e em seus valores, a partir da sua participação em um programa de educação integral e(m) tempo integral - Programa Escola Integrada (PEI) - do munícipio de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Os dados apontam que a participação nas atividades, na visão desses sujeitos, promoveram mudanças significativas em suas atitudes e valores, com desdobramentos em aspectos diversos de suas vidas, como a socialização, o mundo do trabalho e suas vivências escolares.

Palavras-chave : Educação Integral; Jovens-adolescentes; Programa Escola Integrada; Experiência..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )