SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue4INTERSECTIONALITY AND VULNERABILITY IN THE FULL-TIME EDUCATION CONTEXTCITIES AS INTEGRAL EDUCATION'S TERRITORY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; RICHTER, Sandra Regina Simonis  and  DELGADO, Ana Cristina Coll. EDUCAÇÃO INFANTIL: TEMPO INTEGRAL OU EDUCAÇÃO INTEGRAL?. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.4, pp.95-119. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698151363.

No Brasil a educação das crianças de 0 a 5 anos vem sendo efetivada desde o fim do século XIX, com a presença de distintas instituições marcadas por um projeto educativo diferenciado pelo tempo de permanência na escola. A interrogação que propomos refletir é se a presença na Educação Infantil de turnos prolongados pode ser entendida como Tempo Integral ou como Educação Integral. A análise da intencionalidade de promover no cotidiano da Educação Infantil a articulação entre as áreas da educação, da saúde, da cultura e da justiça e de proporcionar a integralidade do projeto pedagógico e a integralidade das relações da escola no tempo e nos espaços nos leva a compreender que uma Educação Integral somente se efetiva numa perspectiva de experiência educativa como encontro intersubjetivo implicado com o mundo comum.

Keywords : Turno integral; Educação infantil; Creche; Pré-escola; Educação Integral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )