SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número4INTERSETORIALIDADE E VULNERABILIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRALLAS CIUDADES COMO TERRITORIO DE LA EDUCACIÓN INTEGRAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; RICHTER, Sandra Regina Simonis  y  DELGADO, Ana Cristina Coll. EDUCAÇÃO INFANTIL: TEMPO INTEGRAL OU EDUCAÇÃO INTEGRAL?. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.4, pp.95-119. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698151363.

No Brasil a educação das crianças de 0 a 5 anos vem sendo efetivada desde o fim do século XIX, com a presença de distintas instituições marcadas por um projeto educativo diferenciado pelo tempo de permanência na escola. A interrogação que propomos refletir é se a presença na Educação Infantil de turnos prolongados pode ser entendida como Tempo Integral ou como Educação Integral. A análise da intencionalidade de promover no cotidiano da Educação Infantil a articulação entre as áreas da educação, da saúde, da cultura e da justiça e de proporcionar a integralidade do projeto pedagógico e a integralidade das relações da escola no tempo e nos espaços nos leva a compreender que uma Educação Integral somente se efetiva numa perspectiva de experiência educativa como encontro intersubjetivo implicado com o mundo comum.

Palabras clave : Turno integral; Educação infantil; Creche; Pré-escola; Educação Integral.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )