SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número4INTERSETORIALIDADE E VULNERABILIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRALAS CIDADES COMO TERRITÓRIO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; RICHTER, Sandra Regina Simonis  e  DELGADO, Ana Cristina Coll. EDUCAÇÃO INFANTIL: TEMPO INTEGRAL OU EDUCAÇÃO INTEGRAL?. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.4, pp.95-119. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698151363.

No Brasil a educação das crianças de 0 a 5 anos vem sendo efetivada desde o fim do século XIX, com a presença de distintas instituições marcadas por um projeto educativo diferenciado pelo tempo de permanência na escola. A interrogação que propomos refletir é se a presença na Educação Infantil de turnos prolongados pode ser entendida como Tempo Integral ou como Educação Integral. A análise da intencionalidade de promover no cotidiano da Educação Infantil a articulação entre as áreas da educação, da saúde, da cultura e da justiça e de proporcionar a integralidade do projeto pedagógico e a integralidade das relações da escola no tempo e nos espaços nos leva a compreender que uma Educação Integral somente se efetiva numa perspectiva de experiência educativa como encontro intersubjetivo implicado com o mundo comum.

Palavras-chave : Turno integral; Educação infantil; Creche; Pré-escola; Educação Integral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )