SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue4SCHOOL LITERACY: REFLECTIONS ABOUT TEENAGERS'S WRITING PRODUCTIONTHE JESUIT HERITAGE IN BRAZILIAN EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

VARGAS, Cláudio Pellini. DO PALCO DAS (IN)DIFERENÇAS AOS BASTIDORES DA PÓS-MODERNIDADE: TEORIA HISTÓRICA E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.4, pp.179-200. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698136676.

Na conturbada esteira epistemológica contemporânea, o presente ensaio crítico tem por objetivo problematizar o discurso de pesquisadores acadêmicos que se sustentam no pensamento relativista pós-moderno em seu estado mais dissimulado e radical. Na sua estrutura, o trabalho contextualiza historicamente o campo "pós" à luz das ideias de Perry Anderson. Num segundo momento, apresenta relatos vivenciados em distintas universidades brasileiras, sendo os quais iluminados e discutidos, essencialmente, pelas teorias de Terry Eagleton e David Harvey. Em síntese, argumenta-se na conclusão que as teorizações radicais "pós-modernas" tendem a se afastar da ideia de "respeito às diferenças", ao fomentar as desconstruções epistemológicas que encaminham teorias, práticas e valores, na direção de uma homogeneização "carismática", mas niilista e superficial.

Keywords : Epistemologia; Racionalidade; Pós-modernidade; Diferenças..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )