SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue4FROM THE STAGE OF (IN)DIFFERENCES TO THE BACKSTAGE "POSTMODERNITY": HISTORICAL THEORY AND CONTEMPORARY PRACTICESINTERVIEW'S POTENTIAL IN THE EDUCATIONAL CONTEXT - AN INVESTIGATIVE EXPERIENCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

PAIVA, Wilson Alves de. O LEGADO DOS JESUÍTAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.4, pp.201-222. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698136933.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o legado dos jesuítas para a formação do pensamento educacional brasileiro, sobretudo em sua pedagogia, cujo caráter disciplinador e dogmático permaneceu o mesmo após a expulsão da Companhia de Jesus, ocorrida no século XVIII. A dificuldade de substituir a presença dos jesuítas desde o início da colonização e a sua expansão a todo o território brasileiro ao longo de sua atuação por mais de dois séculos não tem a ver somente com a falta de fundos, mas com a falta de uma política de real valorização da escola pública. E, no que diz respeito às práticas pedagógicas, falta uma retomada de certos ideais dos próprios jesuítas; dos ideais reformistas de educadores que pensaram um ambiente mais lúdico, prático, dinâmico e voltado para as necessidades de uma formação crítica e reflexiva.

Keywords : Educação brasileira; Teorias da educação; Tendências pedagógicas; Jesuítas..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )