SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número4O LEGADO DOS JESUÍTAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRAFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE NO COLÉGIO PEDRO II índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

RESTE, Carmen Domingues. O POTENCIAL DA ENTREVISTA EM CONTEXTO EDUCATIVO: UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.4, pp.223-248. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698138927.

Subjaz a este artigo uma tese de doutoramento1, recentemente concluída, que usa as representações sociais como formas de conhecimento prático que permitem a compreensão do campo educativo. Esse estudo desenvolveu-se de acordo com uma metodologia qualitativa e o instrumento principal de recolha de dados foi a entrevista individual, semiestruturada, não interventiva. Os sujeitos principais foram alunos de uma escola do Ensino Secundário com 3º Ciclo. Os resultados que aqui apresentamos mostram-nos como a mera participação no processo de recolha de dados levou os participantes a uma metarreflexão potenciadora tanto de uma transição epistemológica como de uma transição ecológica, assumindo-se como agentes conscientes e ativos de mudança na escola.

Palavras-chave : Entrevista; Investigação qualitativa; Representações sociais; Escola reflexiva; Educação intercultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )