SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1"IDEIAS-FORÇA" DO PENSAMENTO DE BOAVENTURA SOUSA SANTOS E A EDUCAÇÃO INTERCULTURALO CUSTO ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE TERESINA: ENTRE A REALIDADE DO FUNDEB E O SONHO DO CAQi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MURY, Rita de Cassia Ximenes  e  LELIS, Isabel Alice Monteiro. PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM UMA ESCOLA PRIVADA DE SETORES POPULARES: SEGUINDO O FIO DE ARIADNE. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.1, pp.35-53. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698141942.

Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada em escola privada frequentada por setores populares. Focalizando a profissionalização docente marcada por esse contexto, optou-se pela utilização das histórias de vida como principal instrumento para aferição dos dados. Os conceitos de trajetória, campo e habitus desenvolvidos por Bourdieu foram centrais na análise. Além disso, os estudos de Nóvoa, Valle e Fanfani ajudaram na construção e na discussão dos dados. A investigação evidencia um processo de profissionalização ímpar, marcado por uma aderência à profissão construída no processo de formação, na vivência da docência e por gosto aprendido, identificado pelas professoras como "vocação". Discute-se como as relações quase familiares estabelecidas nesse espaço fomentam um caminho singular à trajetória profissional docente. Finalmente, aponta-se a importância de que a profissionalização docente seja compreendida a partir dos contextos concretos de atuação e das trajetórias de vida dos professores, tendo em vista a heterogeneidade característica dessa profissão.

Palavras-chave : Profissionalização docente; Trajetórias de vida; Aderência; Setores populares..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )