SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1STUDENT COST IN CHILDHOOD EDUCATION IN TERESINA: BETWEEN FUNDEB'S REALITY AND CAQi'S DREAMMUNICIPAL EVALUATIONS' BALANCE OF THE PLAN OF ARTICULATED ACTIONS: 'PAR' NATIONAL POLICY'S CURRENT CHALLENGES TO DEVELOPMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de  and  SANCHEZ, Lívia Pizauro. ENEM: FERRAMENTA DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 - COMPETÊNCIAS PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL?. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.1, pp.79-103. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698141429.

Neste artigo busca-se analisar como as questões do ENEM abordam os conteúdos da Lei 10.639/2003. Adotamos a análise de conteúdos para avaliar as provas do ENEM. Foram analisadas 1.098 questões (provas entre os anos de 2003 a 2012), sendo que ao todo houve 69 questões abordando a temática e destas: 14 questões apresentam conteúdo que reproduz estereótipos sobre a África e/ou os negros/as; 4 apresentam conteúdo baseado na ideia de democracia racial; 20 apresentam conteúdo que valoriza explicitamente a cultura africana ou afro-brasileira, a África e/ou os negros/as; 8 questões apresentam visões positivas e negativas sobre a África e/ou os negros/as, oferecendo elementos que permitem a contraposição entre elas e a reflexão a seu respeito; 23 colocam conteúdos que não apresentam juízos de valor explícitos sobre a África e/ou os negros/as.

Keywords : Brasil; Lei 10.639/2003; ENEM; Educação..

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · Portuguese ( pdf )