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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

BERNARDIM, Márcio Luiz  e  SILVA, Monica Ribeiro da. JUVENTUDE, ESCOLA E TRABALHO: SENTIDOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.1, pp.211-234. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698142703.

O estudo que deu origem a este texto trata das relações de jovens com a escola e com o trabalho e dos sentidos que eles atribuem à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Empreendemos uma pesquisa empírica com jovens estudantes-trabalhadores matriculados no Ensino Médio noturno público em Curitiba e região metropolitana. Tal investigação foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, de caráter exploratório quantitativo, contemplou mais de 4.000 estudantes em 18 estabelecimentos; a segunda, de caráter qualitativo, contemplou quatro turmas do quarto ano do Ensino Médio Integrado. A análise dos dados primários, à luz da produção dos campos teóricos relacionados ao tema, da legislação educacional e dos embates teórico-metodológicos e ideológicos que permeiam as disputas pela última etapa da educação básica permitiu uma aproximação com os sentidos que os jovens atribuem ao Ensino Médio em geral e à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em particular.

Palavras-chave : Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Ensino Médio. Ensino Médio Integrado. Juventude e educação. Juventude; escola e trabalho..

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