SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1A NATAÇÃO NAS ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX (1853-1889)RASURAS LIGADAS À SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

LENHARO, Rayane Isadora  e  CRISTOVAO, Vera Lúcia Lopes. PODCAST, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.1, pp.307-335. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698136859.

Esta pesquisa objetivou analisar as interações de professores de inglês em formação continuada com a mídia podcast como um instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Os dados são provenientes da transcrição de um curso sobre novas tecnologias aplicadas ao ensino. Ancoramos a investigação no Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart e nas implicações do uso de novas tecnologias como ferramentas de participação social. No contexto amplo, a interação dos participantes foi investigada por meio das sequências IRA com base em Sinclair e Coulthard. Já no nível da situação de produção, o agir dos participantes foi categorizado por meio de três tipos de agir. Os resultados obtidos mostram que, de um modo geral, os participantes se colocam no papel de aprendizes e evitam se arriscar, já que raramente iniciam sequências IRA. Além disso, os dados revelam a existência de certa resistência no aprendizado dos professores com relação ao tema novas tecnologias.

Palavras-chave : Gêneros textuais; Formação continuada; Interacionismo Sociodiscursivo; Podcast..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )