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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MACHADO, Tatiane Henrique Sousa  e  CAPRISTANO, Cristiane Carneiro. RASURAS LIGADAS À SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.1, pp.337-364. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698143874.

Com base no pressuposto de que rasuras ligadas à segmentação de palavras podem constituir indícios importantes de conflitos vivenciados pelas crianças para delimitar a palavra (orto)gráfica, este trabalho teve como objetivo central apresentar e descrever possíveis fatores que concorrem para a emergência dessas rasuras. Foram analisadas 364 rasuras identificadas em corpus constituído por 1.699 produções textuais elaboradas por crianças da primeira etapa do Ensino Fundamental I ao longo de quatro anos. A análise permitiu constatar a influência capital do letramento para a instauração de conflitos sobre como segmentar. Nas rasuras ligadas à segmentação, fica patente que mesmo a circulação das crianças por práticas sociais orais está, desde o princípio, entrelaçada à circulação dessas crianças por práticas letradas. Essas constatações permitem concluir que a escrita infantil não pode ser interpretada como um mero decalque do falado, mas, sobretudo, como fruto do trânsito das crianças por práticas sociais historicamente constituídas.

Palavras-chave : Oralidade; Letramento; Escrita; Rasura; Segmentação gráfica..

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