SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2O programa ensino médio inovador como política de Indução a mudanças curriculares: da proposta Enunciada a experiências relatadasPOLÍTICAS CURRICULARES E PROFISSIONALIZAÇÃO: SABERES DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MATUS, Claudia. USOS DO AFETO NO CURRÍCULO ESCOLAR. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.2, pp.111-130. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698153449.

Neste artigo, exploramos como o currículo escolar usa o afeto, entendido como uma tecnologia ou força para incitar certos comportamentos e moralidades, em estudantes no Chile. À medida que o currículo organiza o conhecimento em distintas dimensões, por exemplo, as atitudes, é que o afeto consolida a neutralidade requerida para manter ordens sociais e culturais, particularmente quando nos referimos a categorias de raça, etnia, classe social, gênero e sexualidade. Portanto, o objetivo é mostrar como o afeto é usado por meio do currículo escolar para promover formas neutras de produzir sujeitos escolares. Mais que dar respostas, o esforço deste artigo está em produzir uma problemática sobre como a regulação dos sujeitos foi se sofisticando através do currículo.

Palavras-chave : Currículo como conhecimento; Afeto; Produção de sujeito..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )