SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2USES OF AFFECT IN SCHOOL CURRÍCULUMPERCEPTION, LANDSCAPE AND ENVIRONMENTAL EDUCATION: AN INVESTIGATION IN THE COASTAL REGION OF LAGUNA/SC/BRASIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

GARCIA, Maria Manuela Alves. POLÍTICAS CURRICULARES E PROFISSIONALIZAÇÃO: SABERES DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.2, pp.131-158. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698153483.

Realiza-se uma leitura da profissionalização docente nas políticas curriculares que, desde 1990, vêm pautando o campo da formação inicial de professores no Brasil, enfocando os sentidos que os saberes da prática vêm tendo entre os saberes curriculares das licenciaturas. Tem-se como referencial teórico e metodológico estudos do campo das políticas educacionais e do currículo de inspiração pós-estruturalista, e como fonte de dados observações de pesquisas desenvolvidas desde 2005, que acompanharam o impacto das mudanças em currículos de licenciatura através de estudos de casos. Discutem-se aspectos da legislação curricular e dos saberes da formação profissional através de depoimentos de formandos que avaliam suas experiências com os currículos reformados e os componentes da prática e do estágio. Conclui-se que as políticas não conseguem alterar substancialmente aspectos da organização e da cultura das instituições e que a recontextualização da reforma vem significando a desintelectualização da formação docente.

Keywords : Políticas curriculares; Profissionalização docente; Formação inicial de professores; Recontextualização; Saberes da prática..

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )