SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2POLÍTICAS CURRICULARES E PROFISSIONALIZAÇÃO: SABERES DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORESQUE MATEMÁTICA ENSINAR ÀS CRIANÇAS? O PROGRAMA MÍNIMO EM TEMPOS DAS PEDAGOGIAS NÃO DIRETIVAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MARCOMIN, Fátima Elizabeti  e  SATO, Michèle. PERCEPÇÃO, PAISAGEM E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO NA REGIÃO LITORÂNEA DE LAGUNA-SC, BRASIL. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.2, pp.159-186. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698125694.

Este trabalho visa compreender a percepção ambiental dos pescadores tradicionais da região litorânea do município de Laguna, Santa Catarina, sobre os elementos da paisagem natural e antrópica em suas dimensões de conflito e estética. Metodologicamente pautado na pesquisa qualitativa, de cunho fenomenológico, traz narrativas dos pescadores, vivências e observações de campo. Integramos à interpretação a análise textual discursiva/qualitativa, contemplando as dimensões observadas. Entre os resultados, destacamos a percepção de paisagem como natureza e lugar onde se vive; como principal alteração da paisagem, apontamos particularidades para as comunidades estudadas, com destaque para o processo de adensamento humano gerado pelo turismo e as alterações nas áreas de lagoas. A incorporação do conhecimento da percepção ambiental dos sujeitos acerca da paisagem pode favorecer ações de Educação Ambiental mais efetivas e comprometidas com a formação/reconstrução de valores, mudanças atitudinais, construção de saberes e com a formação de cidadãos.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Percepção Ambiental; Fenomenologia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )