SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3FROM CONVENTS AND GATHERINGS TO NUNS' SCHOOLS: THE DIFFERENCES IN WOMEN'S CATHOLIC EDUCATION IN THE XVIII AND XIX CENTURIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

ROSA, Teresa Maria Rodrigues da Fonseca. O ENSINO E A CIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES INACIANAS DO MUNDO LUSO DE SETECENTOS. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.3, pp.19-45. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698153607.

Várias têm sido as abordagens acerca do ensino jesuítico e da sua contribuição para o atraso da cultura científica no mundo luso. Atraso que, segundo alguns autores, apenas foi ultrapassado com a Reforma Pombalina do ensino, dando a conhecer obras e autores que, havia muito, circulavam na Europa, enquanto em Portugal se prolongava a influência da Filosofia Escolástica. Essa reforma significaria a introdução das Ciências Experimentais no ensino universitário, ao lado da História Natural, nos currículos, paralelamente à importância ganha pelas matemáticas. É possível, no entanto, compreender que, na Universidade de Évora, a par de outras instituições jesuíticas, o ensino das ciências físico-matemáticas não era descurado, nem essas matérias, desconhecidas, mesmo antes da influência exercida pelos Oratorianos. O presente estudo, com base em documentos originais, visa aprofundar a percepção dos moldes em que o ensino e as ciências eram ministrados nessas instituições, contribuindo para o debate historiográfico da questão.

Keywords : O ensino e a ciência; Instituições inacianas; Iluminismo; Oratorianos; Mundo luso..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )