SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3DOS CONVENTOS E RECOLHIMENTOS PARA OS COLÉGIOS DE FREIRAS: AS DIFERENÇAS DA EDUCAÇÃO FEMININA CATÓLICA NOS SÉCULOS XVIII E XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

ROSA, Teresa Maria Rodrigues da Fonseca. O ENSINO E A CIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES INACIANAS DO MUNDO LUSO DE SETECENTOS. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.3, pp.19-45. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698153607.

Várias têm sido as abordagens acerca do ensino jesuítico e da sua contribuição para o atraso da cultura científica no mundo luso. Atraso que, segundo alguns autores, apenas foi ultrapassado com a Reforma Pombalina do ensino, dando a conhecer obras e autores que, havia muito, circulavam na Europa, enquanto em Portugal se prolongava a influência da Filosofia Escolástica. Essa reforma significaria a introdução das Ciências Experimentais no ensino universitário, ao lado da História Natural, nos currículos, paralelamente à importância ganha pelas matemáticas. É possível, no entanto, compreender que, na Universidade de Évora, a par de outras instituições jesuíticas, o ensino das ciências físico-matemáticas não era descurado, nem essas matérias, desconhecidas, mesmo antes da influência exercida pelos Oratorianos. O presente estudo, com base em documentos originais, visa aprofundar a percepção dos moldes em que o ensino e as ciências eram ministrados nessas instituições, contribuindo para o debate historiográfico da questão.

Palavras-chave : O ensino e a ciência; Instituições inacianas; Iluminismo; Oratorianos; Mundo luso..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )