SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3O ENSINO E A CIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES INACIANAS DO MUNDO LUSO DE SETECENTOSA ORGANIZAÇÃO MILITAR: INSTITUIÇÃO EDUCATIVA, SEUS DIFERENTES SUJEITOS E CULTURA ESCOLAR NA CAPITANIA DE MATO GROSSO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

LAGE, Ana Cristina Pereira. DOS CONVENTOS E RECOLHIMENTOS PARA OS COLÉGIOS DE FREIRAS: AS DIFERENÇAS DA EDUCAÇÃO FEMININA CATÓLICA NOS SÉCULOS XVIII E XIX. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.3, pp.47-69. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698153698.

Este artigo analisa os princípios educativos da Igreja Católica nas especificidades das instituições confessionais femininas brasileiras nos séculos XVIII e XIX. Apresenta os resultados de uma pesquisa acerca da educação instituída no interior dos conventos, lugares para uma vida perfeita, e agregados às ordens monásticas do século XVIII, caracterizada por um modo de vida claustral e pela educação devocional. No século XIX, devido à ampliação dos discursos da escolarização feminina e dos anseios de fortalecimento da Igreja Católica com o auxílio da devoção das mulheres, articula-se um novo modelo educativo confessional, instituído pela entrada das congregações de vida ativa no Brasil e a instalação de colégios para a educação de meninas, futuras mães e esposas. Salienta-se a importância desta pesquisa para discutir as diferenças e as continuidades entre os dois modelos propostos e compreender como a Igreja Católica articulou a educação feminina por meio de ordens e congregações religiosas.

Palavras-chave : Educação Feminina; Igreja Católica; Freiras..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )