SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3DOS CONVENTOS E RECOLHIMENTOS PARA OS COLÉGIOS DE FREIRAS: AS DIFERENÇAS DA EDUCAÇÃO FEMININA CATÓLICA NOS SÉCULOS XVIII E XIX"EM SUA COMPANHIA": ESTRATÉGIAS FEMININAS NO PROCESSO EDUCATIVO DOS FILHOS VILA RICA, MINAS GERAIS (1770-1830) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

DOURADO, Nileide Souza. A ORGANIZAÇÃO MILITAR: INSTITUIÇÃO EDUCATIVA, SEUS DIFERENTES SUJEITOS E CULTURA ESCOLAR NA CAPITANIA DE MATO GROSSO. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.3, pp.71-90. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698153807.

Neste artigo pretende-se analisar elementos das práticas educativas e culturais - tendo por base a circulação cultural entre oficiais de alta patente, homens letratados do corpo militar da Coroa portuguesa, e também entre os de baixa patente, integrada por homens livres, pobres e escravos, na sociedade mato-grossense colonial. Objetiva, por meio da transposição de conteúdos e normas, condutas a inculcar e práticas educativas a ensinar, mostrar o diferencial existente na transmissão desses conhecimentos, envoltos nos espaços de quartéis, fortes, prisões e fortalezas, de ferramentas de trabalho, como facões, réguas, mapas, canoas, armas, madeira, ferro, água e animais, além dos ensinamentos práticos de ofício, que exigiam o aprendizado da leitura, da escrita e do cálculo, a compreensão das noções de medidas e pesos, e outros serviços e saberes necessários para se erguerem edificações. E, ainda, o funcionamento da Organização Militar, enquanto instituição de saber e fazer.

Palabras clave : Organização militar; Instituição educativa; Cultura escolar; Mato Grosso colonial..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )