SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3IRMANDADE E EDUCABILIDADE: UM OLHAR SOBRE OS ARRANJOS ASSOCIATIVOS NEGROS EM PERNAMBUCO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIXCIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE CONCEPÇÕES EDUCATIVAS: PENSAMENTO ILUSTRADO E MANUAIS PEDAGÓGICOS NO MUNDO LUSO-AMERICANO COLONIAL (SÉCULOS XVIII-XIX) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

CLAIR, Eduardo Flores. A SECULARIZAÇÃO DO COTIDIANO: A PERSEGUIÇÃO DE JUAN JOSÉ LÓPEZ VIDAURRI PELA INQUISIÇÃO DA NOVA ESPANHA, 1795-1800. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.3, pp.143-165. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698154320.

Neste trabalho, queremos demonstrar que a jurisdição do Tribunal do Santo Ofício foi muito além dos delitos contra a fé católica, que suas atribuições não se limitaram a culpar, deter, julgar e condenar os hereges. O caso de Juan José López Vidaurri permite indagar a perseguição e o castigo a um amplo grupo de seguidores do liberalismo francês, aqueles que haviam se interessado por ideias ilustradas e transformado seu estilo de vida cotidiana, impulsionando uma nova concepção de mundo. A educação e o hábito da leitura lhes proporcionaram as ferramentas indispensáveis para a secularização da sociedade. Enfatizamos a linha tênue que separava a religião da política, a maneira como os "vassalos" foram minando o poder das instituições e os novos atores que detinham o poder no Iluminismo.

Palabras clave : Secularização; Inquisição; Educação; Iluminismo..

        · resumen en Español | Español     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )