SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3A SECULARIZAÇÃO DO COTIDIANO: A PERSEGUIÇÃO DE JUAN JOSÉ LÓPEZ VIDAURRI PELA INQUISIÇÃO DA NOVA ESPANHA, 1795-1800AVANÇOS ALCANÇADOS POR PROFESSORES NA IMPLEMENTAÇÃO DA ABORDAGEM TEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO INTERIOR DO RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

FONSECA, Thais Nívia de Lima e. CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE CONCEPÇÕES EDUCATIVAS: PENSAMENTO ILUSTRADO E MANUAIS PEDAGÓGICOS NO MUNDO LUSO-AMERICANO COLONIAL (SÉCULOS XVIII-XIX). Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.3, pp.167-185. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698154181.

A produção intelectual entre os séculos XVII e XVIII, destacou os métodos de estudos e seu papel no desenvolvimento de ideias sobre as condutas sociais e a educação desejáveis para os diferentes grupos sociais. À educação era dada a missão de "modelar uma nova humanidade", conforme expressão de Condorcet. Nessa perspectiva universalista e ilustrada, a educação seria instrumento para a organização harmoniosa da sociedade pela disseminação de valores e normas de comportamento. O objetivo desta comunicação é analisar a circulação e a apropriação de concepções educativas no mundo luso-americano, entre o século XVIII e o início do século XIX, por meio de obras do pensamento ilustrado e dos manuais pedagógicos então circulantes. Pretende-se confrontar esses textos a partir das concepções de educação e instrução, buscando-se verificar sua presença nos meios administrativos e educacionais no contexto da difusão do pensamento ilustrado e das reformas pombalinas da educação, a partir de 1759.

Palavras-chave : Ilustração; Educação; Brasil colonial; Civilidade; Manuais pedagógicos..

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )