SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3ADVANCES MADE BY TEACHERS IN IMPLEMENTING THEMATIC APPROACH IN A STATE PUBLIC SCHOOL IN RIO GRANDE DO SUL'S COUNTRYSIDERESOURCES FOR EDUCATION AND FISCAL ADJUSTMENT LIMITS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

OLIVEIRA, Adriana Leonidas de  and  FREITAS, Maria Ester de. MOTIVAÇÕES PARA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL: A VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.3, pp.217-246. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698148237.

O presente estudo tem como objetivo analisar as motivações de alunos e professores universitários para realização da mobilidade acadêmica internacional, podendo contribuir com um melhor aproveitamento pessoal, profissional e institucional dessa experiência. A pesquisa empírica foi conduzida com 30 estudantes, brasileiros e estrangeiros, e professores brasileiros que optaram pela mobilidade internacional como parte da sua formação acadêmica. O material obtido foi submetido à análise de conteúdo temática, cujo tratamento foi auxiliado pelo software Ethnograph. A perspectiva teórica de Bourdieu foi adotada para interpretação. Os resultados apontaram motivações pessoais, acadêmicas e profissionais nos três grupos de entrevistados, embora entre os alunos brasileiros os fatores pessoais tenham se manifestado com maior força, o que pode estar vinculado à própria idade e ao estágio de formação que vivem. Entre os alunos estrangeiros, a grande maioria de pós-graduação, e entre os professores, as motivações acadêmicas e profissionais prevalecem.

Keywords : Internacionalização da educação superior; Mobilidade acadêmica internacional; Fatores motivacionais.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )