SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3MOTIVAÇÕES PARA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL: A VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOSA LEITURA COMPARTILHADA EM SALA DE APOIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

BRITO, Vera Lúcia Ferreira Alves de  e  BRAGA, Daniel Santos. RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO E LIMITES DO AJUSTE FISCAL. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.3, pp.247-266. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698148661.

Este artigo analisa o financiamento da rede pública estadual de Minas Gerais e a remuneração dos professores da rede entre 2003 e 2014. Focaliza a modernização da administração governamental e os efeitos do programa denominado "Choque de gestão" na aplicação dos recursos para a função educação e para a remuneração do magistério assim como analisa a limitação imposta pela Lei de Responsabilidade Fiscal para os gastos com pessoal. Para isso, foram analisados dados orçamentários e relatórios do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. O trabalho é parte da pesquisa "Remuneração de professores da educação básica pública: configurações, impactos, impasses e perspectivas", realizada para o Observatório da Educação. A pesquisa constatou a diminuição de recursos financeiros para a função educação em Minas Gerais e a não implantação do piso salarial profissional nacional para os professores da rede estadual de educação básica.

Palavras-chave : Orçamento governamental; Política educacional; Piso salarial; Profissional nacional..

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )