SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO E LIMITES DO AJUSTE FISCALPOR UMA DIDÁTICA CLÍNICA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NAS LICENCIATURAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro  y  MENEGASSI, Renilson José. A LEITURA COMPARTILHADA EM SALA DE APOIO. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.3, pp.267-292. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698148679.

Neste artigo, aborda-se a leitura compartilhada na prática docente com alunos de Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa (SAALP) - 6º ano do Ensino Fundamental. Tomando-se o conceito de leitura réplica, derivada das discussões acerca dos trabalhos do Círculo de Bakhtin, buscou-se orientar a prática de um professor de SAALP na abordagem das tarefas de leitura compartilhada em sala de aula. A coleta de dados deu-se anterior e posteriormente a intervenções teórico-metodológicas de modo colaborativo com o docente, propiciando-lhe aportes teóricos e discussões orientadas a respeito dos processos e das estratégias de leitura. Os resultados demonstram que, por meio das tarefas de leitura compartilhada, o trabalho pedagógico em SAALP torna-se mais significativo, auxiliando os alunos na superação das dificuldades de aprendizagem em leitura e no seu desenvolvimento como leitor que toma uma posição em relação ao enunciado do outro, manifestando uma réplica.

Palabras clave : Leitura compartilhada; Sala de Apoio à Aprendizagem; Formação docente continuada..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )