SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3A LEITURA COMPARTILHADA EM SALA DE APOIOO ACESSO DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS AO CIRCUITO LIBERDADE: ANÁLISE DE UM PROJETO PILOTO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

MOUKACHAR, Merie Bitar  y  CIRINO, Sérgio Dias. POR UMA DIDÁTICA CLÍNICA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NAS LICENCIATURAS. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.3, pp.293-316. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698149854.

Este artigo parte de uma pesquisa de doutorado que desenvolve a tese de que a formação anterior do(a) professor(a) em Psicologia deixa marcas que influenciam sua ação no ensino de Psicologia da Educação nos cursos de Licenciatura, praticando o que denominamos didática clínica. Neste texto, o objetivo é colocar em discussão essa prática para o ensino de Psicologia da Educação, discutindo temas que contribuem para a reflexão sobre a necessidade de ministrar clinicamente, mesmo que ainda didaticamente, os conteúdos da referida disciplina. Abordaremos, portanto, o uso da didática clínica para o ensino de Psicologia, a formação docente e a dimensão socioafetiva nessa formação, pois a conclusão que delineamos é que, nessa disciplina, não basta trabalhar somente na perspectiva técnica, mas também na formação pessoal do sujeito-aluno, futuro professor, para a prática na sala de aula, no mundo atual.

Palabras clave : Psicologia da Educação; Formação docente; Didática clínica..

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )