SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3POR UMA DIDÁTICA CLÍNICA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NAS LICENCIATURASLA PRÁCTICA DE LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA CON BASE EN LOS PROPÓSITOS PARA ENSEÑAR: EL CASO DE MARIANA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

MACHADO, Ana Flávia; PAGLIOTO, Bárbara Freitas  y  CUNHA, Maria Helena. O ACESSO DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS AO CIRCUITO LIBERDADE: ANÁLISE DE UM PROJETO PILOTO. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.3, pp.317-347. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698150065.

Este artigo se propõe a descrever a relação entre o acesso de alunos de escolas públicas a equipamentos culturais e seu perfil socioeconômico e hábitos formados e cultivados no âmbito de práticas culturais. Para tal, foi feita uma pesquisa de campo junto a escolas da rede pública de ensino de Belo Horizonte. Formaram-se dois grupos de alunos entrevistados, os que participaram da ação educativa e os que não participaram. Buscou-se captar o efeito desse programa, considerando perfil demográfico do aluno, preferências por disciplinas e lugares dentro da escola, condições socioeconômicas da família, hábitos culturais, alocação de tempo e avaliação de Belo Horizonte. Os resultados evidenciam que os alunos mais motivados pelo contato com o Circuito Liberdade são aqueles mais interessados nas atividades escolares, assim como aqueles que informam frequentar e participar de atividades culturais.

Palabras clave : Hábitos; Cultura; Museu; Educação..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )