SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3O ACESSO DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS AO CIRCUITO LIBERDADE: ANÁLISE DE UM PROJETO PILOTO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

GALVEZ, Gabriel Villalón  y  BLANCH, Joan Pagès. A PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA BASEADA NOS OBJETIVOS DE ENSINO: O CASO DE MARIANA. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.3, pp.349-371. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698150408.

Este artigo indaga como a consciência de uma professora sobre objetivos de ensino pode fortalecer decisões tomadas em sua prática. Seguimos Barton e Levstik (2004), que indicaram que, se os docentes têm seus objetivos claros em suas ações em sala de aula, poderão desenvolver uma prática mais efetiva. A pesquisa foi realizada por meio da elaboração de um estudo de caso. Para colher os dados, utilizamos questionários, entrevistas e gravações em vídeo. Para a análise da prática, utilizamos um marco para a observação que contempla quatro dimensões: Fundamentos para o ensino; Transformação; Conexão e Coerência de ensino; e Atenção aos conhecimentos de história dos estudantes. Centramos a análise na primeira dimensão. Os resultados mostram que a consciência dos objetivos favorece a tomada de decisões mais coerentes quando se ensina, como mostram os fundamentos sobre quem realiza sua prática.

Palabras clave : Ensino de história; Prática; Propósitos; Professores de história..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )