SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue4TEACHING WORK IN COPING WITH THE MANAGERIALISM AT BRAZILIAN FEDERAL UNIVERSITIES: REPERCUSSIONS ON THE SUBJECTIVITYHIGHER EDUCATION IN THE COUNTRYSIDE: CHALLENGES FOR THE CONSOLIDATION OF THE DEGREE IN RURAL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

CAMARGO, Arlete Maria Monte de  and  CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ESTADOS DO PARÁ E DO RIO GRANDE DO NORTE. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.4, pp.119-146. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698161856.

O artigo apresenta uma análise da expansão da educação superior em cursos de formação de professores em uma das possíveis organizações institucionais previstas pela Lei nº 9.394/1996, as universidades. Procura comparar a realidade dos estados do Pará e do Rio Grande do Norte, por meio de dados estatísticos, no período compreendido entre 2003 e 2010, a partir de consulta à base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados evidenciam que ainda prevalece a oferta majoritária de cursos de licenciatura nas universidades, considerando-se o número total de matrículas e vagas ofertadas, apesar da ampliação desses quantitativos em faculdades, centros universitários e institutos federais. Isso indica que a tarefa de formação de professores vem sendo assumida por instituições que não têm tradição nessa área.

Keywords : Educação superior; Expansão; Formação de professores; Organização acadêmica..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )