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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

CAMARGO, Arlete Maria Monte de  e  CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ESTADOS DO PARÁ E DO RIO GRANDE DO NORTE. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.4, pp.119-146. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698161856.

O artigo apresenta uma análise da expansão da educação superior em cursos de formação de professores em uma das possíveis organizações institucionais previstas pela Lei nº 9.394/1996, as universidades. Procura comparar a realidade dos estados do Pará e do Rio Grande do Norte, por meio de dados estatísticos, no período compreendido entre 2003 e 2010, a partir de consulta à base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados evidenciam que ainda prevalece a oferta majoritária de cursos de licenciatura nas universidades, considerando-se o número total de matrículas e vagas ofertadas, apesar da ampliação desses quantitativos em faculdades, centros universitários e institutos federais. Isso indica que a tarefa de formação de professores vem sendo assumida por instituições que não têm tradição nessa área.

Palavras-chave : Educação superior; Expansão; Formação de professores; Organização acadêmica..

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