SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número4A educação superior no Brasil diante da mundialização do capitalFORMAÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ALINHAVANDO CONTEXTOS E TECENDO POSSIBILIDADES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

DAL-SOTO, Fábio; ALVES, Juliano Nunes  e  SOUZA, Yeda Swirski de. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA WEB OF SCIENCE: CARACTERÍSTICAS GERAIS E METODOLÓGICAS 1. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.4, pp.229-249. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698153246.

O objetivo deste artigo é analisar a produção científica realizada em uma década de estudos sobre internacionalização da educação superior. Para isso, utilizou-se a base de dados ISI Web of Science/Knowledge como fonte de pesquisa e seleção dos artigos publicados sobre o tema no período de 2004 a 2013. De forma geral os artigos selecionados foram analisados por meio de uma revisão sistemática, com foco nos aspectos metodológicos utilizados pelos artigos mais citados na academia. Os resultados mostram um número crescente de estudos na área, a inexistência de grupos de pesquisa consolidados e a dispersão das publicações em diferentes journals. Além disso, a análise dos artigos mais citados no período analisado aponta para um relativo equilíbrio entre trabalhos teóricos e teórico-empíricos, com predomínio do uso da abordagem qualitativa e do método de estudo de caso nos artigos teórico-empíricos.

Palavras-chave : Internacionalização; Educação superior; Produção científica; ISI Web of Science/Knowledge..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )