SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33DOCENTES, TAREFAS E ALUNOS NA DEFINIÇÃO DE COMPROMISSO: PESQUISANDO A SALA DE AULA DE ENSINO FUNDAMENTALLÍNGUA, CULTURA E EDUCAÇÃO DO POVO TRADICIONAL POMERANO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SILVA, Marcília de Sousa  e  ISAYAMA, Hélder Ferreira. LAZER E EDUCAÇÃO NO PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, e156123.  Epub 14-Mar-2017. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698156123.

Propôs-se um estudo de caso sobre as interfaces entre lazer e educação no Programa Escola Integrada, do município de Belo Horizonte, cuja proposta objetiva uma formação diferenciada. A pesquisa utilizou a abordagem do ciclo de políticas (policy cycle approach) para entender os contextos do programa, no qual se interpretaram as concepções de lazer e educação apropriadas pelos sujeitos envolvidos no planejamento e na execução das ações. Conclui-se que as concepções de educação e lazer apropriadas no contexto da prática do programa podem ser interpretadas como funcionalistas, porém, sem serem consideradas negativas. Entretanto, entende-se que não são suficientes para o desenvolvimento de uma cultura política, assentada na formação cultural. As ações educativas planejadas e executadas pelos sujeitos investigados precisam ser redimensionadas e refletidas como promotoras, produtoras e produzidas da e na cultura, além das possibilidades de divertir e alegrar.

Palavras-chave : Concepções; Lazer; Educação; Programa Escola Integrada..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )