SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33PRODUCTION ON HISTORY OF SPECIAL EDUCATION IN THE CONGRESSOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (CBHE): A PLACE IN CONSTRUCTIONINCLUSION, SCHOOL AND TEACHING SUBJECTIVITY: ANALYZING THE CONTEXT OF RIO GRANDE CITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

PASSOS, Carolina Sertã  and  BARBOSA, Altemir José Gonçalves. DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, e143211.  Epub Mar 14, 2017. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698143211.

Para analisar o desenvolvimento de talentos no Brasil, foram entrevistados 50 participantes - estudantes, educadores e gestores - de 17 Serviços de Atendimento para Indivíduos com Talentos (SAIT). Uma análise de conteúdo revelou que os serviços têm predominantemente natureza privada e se localizam na região Sudeste da federação. A maioria dos atendidos pelos serviços estuda em escolas públicas e cursa o Ensino Fundamental. Os professores são os principais profissionais envolvidos nesse processo. O enriquecimento é a estratégia de desenvolvimento mais comumente usada. Apesar dos avanços da produção científica brasileira sobre desenvolvimento de talento, percebe-se que ainda são poucos os SAIT no país. Os resultados denotam a necessidade de que as políticas públicas para a educação de indivíduos com talento sejam aprimoradas. As limitações e as implicações dos estudos são consideradas. Estudos adicionais são recomendados.

Keywords : Superdotação; Talento; Desenvolvimento; Educação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )