SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33CONTRIBUIÇÕES PARA COMPREENDER A FORMAÇÃO NA LICENCIATURA E NA DOCÊNCIANOS RASTROS DO CONCEITO DE PEDAGOGIAS CULTURAIS: INVENÇÃO, DISSEMINAÇÃO E USOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

PESSOA, Alex Sandro Gomes; COIMBRA, Renata Maria; NOLTEMEYER, Amity  e  BOTTRELL, Dorothy. Processos de resiliência no contexto escolar de adolescentes com histórico de violência sexual. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, e157785.  Epub 14-Mar-2017. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698157785.

Esta pesquisa investiga o contexto escolar de adolescentes com histórico de violência sexual, enfatizando suas percepções em relação aos mecanismos de proteção e vulnerabilidade a partir de abordagem ecológica de resiliência. O estudo foi realizado em um programa social localizado numa cidade do interior do estado de São Paulo. Inicialmente, 31 adolescentes, de 12 a 18 anos, de ambos os sexos e com histórico de violência sexual responderam um questionário que avaliou os processos de resiliência. Baseado nessas repostas, um subgrupo de sete adolescentes foi selecionado para participar de entrevistas semiestruturadas que versavam sobre o papel das escolas em suas vidas. Cinco temas foram identificados a partir desses dados, abrangendo duas categorias nomeadas como “avaliação da estrutura escolar” e “processos formativos através da diversidade e diferença”. A exploração dos conteúdos das entrevistas revelou que as escolas ocupam um espaço ambivalente em termos dos fatores de risco e proteção na vida dos participantes, predominando indicadores sociais negativos.

Palavras-chave : Resiliência; Violência sexual; Escola; Risco; Proteção..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )