SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33WHAT TO DO NEXT YEAR? ARTICULATIONS BETWEEN YOUTH, TIME AND SCHOOLDOMESTICATION, CARE AND EDUCATION: THE ANIMAL AS SPECTRUM SCHOOL IN DISCIPLINE & PUNISH author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

NAU, Bruna  and  BORGES, Martha Kaschny. CARTOGRAFIAS DOCENTES NO CIBERESPAÇO. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, e158663.  Epub July 18, 2017. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698158663.

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC estão presentes na sociedade de forma ubíqua, móvel e pervasiva e mobilizam mudanças nas relações entre humanos e não humanos. Diante desse cenário e das políticas de inserção de TDIC na educação, por meio da construção de cartografias de navegação virtual buscamos compreender práticas docentes de uso de tecnologias digitais efetivadas na escola, com vistas a contribuir para a reflexão sobre formações de professores. O desenho das cartografias, analisadas à luz da Teoria Ator-Rede, foi uma ferramenta sensível para visualizar a linearidade predominante dos movimentos docentes no ciberespaço. Os usos observados evidenciam que as políticas educacionais e a formação continuada precisam observar e considerar as traduções que os professores efetivam no cotidiano escolar, transformando as práticas ineficientes para a aprendizagem e aproximando os docentes dos conhecimentos e das habilidades consideradas fundamentais para o uso pedagógico qualificado das tecnologias.

Keywords : Teoria Ator-Rede; Cartografia; Docentes; Rotas de navegação; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )