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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SETTON, Maria da Graça J.  e  OLIVEIRA, Mirtes Marins de. OS MUSEUS COMO ESPAÇOS EDUCATIVOS. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, e162678.  Epub 05-Set-2017. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698162678.

O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão acerca dos espaços museológicos como prática educativa. Concebendo-os como um lazer diferenciado, tem-se uma falsa representação de que parte da população seria incapaz de usufruir de seus acervos. Partindo de uma perspectiva histórica acerca dos museus e da teoria de Pierre Bourdieu, procurou-se observar estruturas mentais que instauram barreiras culturais para algumas linguagens e práticas. Nesse sentido, como inspiração, visitaram-se alguns acervos no intuito de apreender as estratégias de aproximação e/ou afastamento de suas exposições. Para finalizar, problematizando o envolvimento com práticas de cultura responsáveis em grande parte pela formação de um capital cultural, provocou-se a reflexão sobre as diferentes formas de apreciar e de se sensibilizar com artefatos culturais diversos.

Palavras-chave : Museus; Arbitrário cultural; Legitimidade cultural; Educação..

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