SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33MUSEUMS AS EDUCATIONAL SPACES“dressing like an angel”: morality and educational practices in são joão del-rei (1930-1946) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

PETRY, Franciele Bete  and  VAZ, Alexandre Fernandez. DOCÊNCIA, EXPERIÊNCIA INTELECTUAL, FORMAÇÃO: THEODOR W. ADORNO COMO PROFESSOR. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, e162877.  Epub Oct 29, 2017. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698162877.

A obra de Theodor W. Adorno pode ser lida como uma busca pela transformação social que, entre outros elementos, requer o pensamento crítico. Neste sentido, a educação compõe os esforços de superação da semiformação e dos limites que a indústria cultural impõe à experiência intelectual e estética, engajando-se na batalha política de não-repetição da barbárie, na luta contra o totalitarismo e a dominação social. Considerando que a educação em Adorno exige pensar seriamente sobre a tarefa dos professores, o presente artigo analisa a educação como prática política em alguns de seus seminários. Adorno executou sua filosofia não apenas em seus escritos e discursos, mas em sua prática docente. Em suas aulas, o exercício filosófico e a análise e aplicação dos conceitos mostram-se tão importantes quanto a discussão de ideias, quando forma e conteúdo se mostram inseparáveis.

Keywords : Teoria Crítica da Sociedade. Formação. Adorno; Theodor W. Ensino de Filosofia..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )