SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33Educação do campo como espaço em disputa: análise dos discursos do material didático do projovem campo - saberes da terraFormação de professores de geografia no Brasil, Na Espanha e em Portugal: uma leitura das estruturas curriculares vigentes em 2013 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

FRANCESCHINI, Vanessa Lima Caldeira; MIRANDA-RIBEIRO, Paula  e  GOMES, Marília Miranda Fortes. Porta de entrada ou porta de saída? Fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em Ribeirão das Neves, MG. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, e164208.  Epub 20-Set-2017. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698164208.

O objetivo deste artigo é entender as motivações para o fracasso escolar (infrequência, reprovação e abandono escolar) na primeira série do Ensino Médio e as maneiras de revertê-lo. Foram realizados grupos focais com estudantes (15 a 19 anos) e entrevistas semiestruturadas com coordenadores(as) em três escolas da Rede Estadual de Ribeirão das Neves em 2014. Os motivos para o fracasso escolar são trabalho, questões familiares (falta de acompanhamento escolar, necessidade de cuidar de irmãos, maridos, filhos), não ter dinheiro para ônibus, violência, falta de interesse nas aulas, professores ruins, uso de drogas, más companhias, bullying e ter tido reprovação anterior. Para reverter o fracasso escolar, é preciso haver ações do Estado (infraestrutura, salários melhores, programas de incentivo à permanência), da escola (professores mais bem-preparados/motivados, novas práticas de ensino, diálogo entre diretoria e estudantes), da família (acompanhamento do desempenho escolar, participação em reuniões) e do próprio aluno (dedicação, atenção nas aulas).

Palavras-chave : Desempenho escolar; Reprovação; Abandono; Ensino Médio; Adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )