SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33Geography teacher education in Brazil, Spain and Potugal: readout of the curriculum frameworks prevailed in 2013JUVENILE CULTURES OF ASSEMBLIES OF GOD CHURCH author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

BUENO, Sinésio Ferraz. EM TORNO DA DIFERENÇA: UMA CONFRONTAÇÃO ENTRE ADORNO E DELEUZE. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, e164549.  Epub Oct 29, 2017. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698164549.

No campo da filosofia da educação há duas importantes e radicalmente distintas possibilidades de abordagem do tema da diferença. Uma é a do pensamento de Adorno, que pensa a diferença sob o ponto de vista da dialética negativa, implicando uma crítica interna das estruturas da razão. Essa crítica visa induzir a processos de autorreflexão sobre os elementos corrosivos da racionalidade, que potencializam a regressão à barbárie. Outra é a do pensamento de Deleuze, que supõe uma crítica externa à razão, em particular às pretensões universalistas da identidade. Este artigo tem o objetivo de comparar e problematizar as duas críticas, e apontar os riscos e tendências irracionalistas da crítica de Deleuze, em seus objetivos antifundacionalistas dirigidas a conceitos fundamentais da filosofia ocidental.

Keywords : Teoria crítica; Theodor Adorno; Filosofia da educação; Diferença; Gilles Deleuze..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )