SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33Formação de professores de geografia no Brasil, Na Espanha e em Portugal: uma leitura das estruturas curriculares vigentes em 2013CULTURAS JUVENIS ASSEMBLEIANAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

BUENO, Sinésio Ferraz. EM TORNO DA DIFERENÇA: UMA CONFRONTAÇÃO ENTRE ADORNO E DELEUZE. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, e164549.  Epub 29-Oct-2017. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698164549.

No campo da filosofia da educação há duas importantes e radicalmente distintas possibilidades de abordagem do tema da diferença. Uma é a do pensamento de Adorno, que pensa a diferença sob o ponto de vista da dialética negativa, implicando uma crítica interna das estruturas da razão. Essa crítica visa induzir a processos de autorreflexão sobre os elementos corrosivos da racionalidade, que potencializam a regressão à barbárie. Outra é a do pensamento de Deleuze, que supõe uma crítica externa à razão, em particular às pretensões universalistas da identidade. Este artigo tem o objetivo de comparar e problematizar as duas críticas, e apontar os riscos e tendências irracionalistas da crítica de Deleuze, em seus objetivos antifundacionalistas dirigidas a conceitos fundamentais da filosofia ocidental.

Palabras clave : Teoria crítica; Theodor Adorno; Filosofia da educação; Diferença; Gilles Deleuze..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )