SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33EDUCATIONAL TELEVISION OF THE EDUCATION INSTITUTE OF GUANABARA STATE: TELE- EDUCATION FOR TEACHING (1960 - 1975)Master class: friar jaboatão and the exaltation of brown color in the party of beatified gonçalo garcia in the eighteenth-century recife author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

LOPES, Nataly Carvalho  and  CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de. Formação inicial e continuada de professores: das licenciaturas à constituição de pequenos grupos de pesquisas como associações livres. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, e165132.  Epub June 09, 2017. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698165132.

Buscamos desenvolver aspectos de pesquisa que se debruçou sobre o acompanhamento de um grupo de professores no que denominamos Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP) em escolas públicas de educação básica. Esse acompanhamento propiciou elementos que foram interpretados de acordo com a teoria da ação comunicativa, o que possibilitou a compreensão de um modelo de formação. O trabalho foi orientado de acordo com a pesquisa participante, cuja potencialidade se configurou no processo colaborativo de interação universidade-escola, que propiciou a formação e transformações em ambas as esferas. Dessa junção, resultaram relações entre os agentes da universidade e da escola que foram homogêneas. Por fim, pudemos inferir que os processos de interação que se propõem formativos e investigativos podem passar por momentos de problematização, ação comunicativa e consenso, para que a universidade se aproxime dos ideais de igualdade para com os professores da educação básica.

Keywords : Ação comunicativa; Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP); Pesquisa participante..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )