SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33TELEVISÃO EDUCATIVA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA GUANABARA: TELE-EDUCAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO (1960 - 1975)Aula magistral: frei jaboatão e a exaltação da cor parda na festa do beato gonçalo garcia no recife setecentista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

LOPES, Nataly Carvalho  e  CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de. Formação inicial e continuada de professores: das licenciaturas à constituição de pequenos grupos de pesquisas como associações livres. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, e165132.  Epub 09-Jun-2017. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698165132.

Buscamos desenvolver aspectos de pesquisa que se debruçou sobre o acompanhamento de um grupo de professores no que denominamos Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP) em escolas públicas de educação básica. Esse acompanhamento propiciou elementos que foram interpretados de acordo com a teoria da ação comunicativa, o que possibilitou a compreensão de um modelo de formação. O trabalho foi orientado de acordo com a pesquisa participante, cuja potencialidade se configurou no processo colaborativo de interação universidade-escola, que propiciou a formação e transformações em ambas as esferas. Dessa junção, resultaram relações entre os agentes da universidade e da escola que foram homogêneas. Por fim, pudemos inferir que os processos de interação que se propõem formativos e investigativos podem passar por momentos de problematização, ação comunicativa e consenso, para que a universidade se aproxime dos ideais de igualdade para com os professores da educação básica.

Palavras-chave : Ação comunicativa; Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP); Pesquisa participante..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )