SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33Discourse analysis of students-workers on school truancy: A specific case in the math courseINSTITUTIONAL PROGRAM OF TEACHING INITIATION (PIBID): PERFORMANCE OF FELLOWS VERSUS NON-FELLOWS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MARTINS, Rosana Maria  and  ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes. CAMINHOS DE APRENDIZ DE PROFESSORA: PROCESSOS IDENTITÁRIOS EM UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM ONLINE. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, e172625.  Epub Feb 05, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698172625.

Este artigo discorre sobre a constituição, em contextos colaborativos, da identidade docente de futuras professoras participantes de uma investigação sobre uma comunidade de aprendizagem online. Para este texto, buscou-se compreender como se expressam, nas narrativas, os indícios de constituição da identidade docente de licenciandas em formação. Os dados dessas narrativas autobiográficas mostraram como esse processo contribui para a constituição da identidade profissional docente e do desenvolvimento profissional, que se revelam em constante tensão, em um continuum, em que as experiências vivenciadas transcendem a polaridade teoria-prática e estão sempre vinculadas ao saber que emerge no próprio viver e fazer, a fim de significá-lo, problematizá-lo ou iluminá-lo.

Keywords : Formação inicial em Pedagogia; Aprendizagem da docência; Identidade docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )