SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE REPROVAÇÃO ESCOLAR 1DISCURSO DA CRISE AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

MAINARDES, Jefferson. A PESQUISA SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: ANÁLISE DE ASPECTOS TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICOS. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, e173480.  Epub 05-Feb-2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698173480.

Apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou identificar os referenciais teórico-epistemológicos empregados em pesquisas de política educacional, a partir da análise de 140 artigos publicados entre 2010 a 2012, em sete periódicos brasileiros. O referencial teórico fundamenta-se nas discussões do enfoque das epistemologias da política educacional e da metapesquisa e nos conceitos de teorização combinada e teorização adicionada (McLENNAN, 1996). A partir dos dados analisados, são apresentados alguns desafios para a pesquisa no campo da política educacional.

Palabras clave : Política Educacional; Epistemologia; Pesquisa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )